22 de fevereiro, Centro de Convenções

9h às 9h30: Abertura
9h30-10h: Prof. Dr. João Frederico Meyer – Balanço da extensão na Unicamp

10hs às 10h30 – Café

10h30 às 12h – Palestra: “Extensão e pertinência social da Universidade”
Prof. Dr. Valdemar Sguissardi (UFSCar)
Debatedor: Prof. Dr. Rafael Dias

13h30 às 15h – Mesa redonda “Integração extensão-pesquisa-ensino e práticas interdisciplinares”
Profa. Dra. Vera Cury (PUCCAMP)
Prof. Dr. Luiz Carlos Faria (UFSCar)
Debatedora: Profa. Dra. Maria Aparecida Diniz Ehrhardt

15h às 15h30 – Café

15h30 às 17h – Mesa redonda “Indicadores e avaliação de atividades de extensão”
Profa. Dra. Mariângela Fujita (UNESP Marília)
Profa. Dra. Patrícia Gestic (INOVA/UNICAMP)
Debatedor: Sr. Marcus Lüders

17h – Encerramento

23 de fevereiro, Casa do Lago

Oficina de trabalho

A oficina terá como objetivo a elaboração de propostas, em conjunto com representantes do poder público e da sociedade, que integrem extensão, ensino e pesquisa, em uma perspectiva interdisciplinar, orientadas à intervenção sobre problemas socio-ambientais, econômicos, políticos ou culturais, definidos a partir de indicações prévias dos participantes. Exemplos: contaminação de mananciais na região de Barão Geraldo/Guará, epidemia de dengue, zika e chikungunya, crise hídrica, desafios de mobilidade urbana, etc.

Durante os dois dias, ficarão expostos pôsteres de projetos de extensão desenvolvidos na Unicamp. Também serão expostos resultados da atuação dos órgãos ligados à PREAC.

Oficinas

A extensão constitui um espaço privilegiado de interações e trocas de saberes entre a universidade e diferentes setores da sociedade. Não se trata de um mero vetor de transferência de conhecimentos, mas uma via de mão dupla por meio da qual a universidade pode contribuir para a resolução de problemas diversos e, ao mesmo tempo, desenvolver novos conhecimentos, metodologias, tecnologias e instrumentos de gestão. A construção de ações e projetos de extensão integrados às atividades de ensino e pesquisa também é desejável, já que podem ter desdobramentos interessantes sobre práticas pedagógicas ou estratégias de investigação, por exemplo.

Tendo por base essas reflexões, lançamos um desafio: elaborar uma proposta que possa inspirar projetos de extensão. A oficina, neste sentido, pretende constituir um âmbito de articulação entre pessoas com interesses convergentes, possibilitando conexões que possam potencializar ações futuras. O trabalho ocorrerá em grupos que serão constituídos com base nos grandes temas de interesse que os participantes manifestarem.

As atividades do dia 23/02 serão organizadas da seguinte maneira:

Apresentação da proposta da oficina e temas propostos.

Discussão nos grupos de trabalho.

12h30 -14h
Almoço.

14h -15h30
Discussão nos grupos e fechamento das propostas.

15h30 -17h
Apresentação dos resultados das discussões e encerramento.

Faça sua inscrição